Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

NutriOn - Nutrição & Alimentação

13
Jun17

Alimentação nos Santos Populares

Ana Salomé Patrício

Santos Populares (1).jpg

 

Junho é o mês dos Santos Populares!

Entre toda a romaria, marchas, martelos de plásticos, e o manjerico não podia faltar a RAINHA gastronómica das festas populares ... a SARDINHA.

 

Considerada um peixe gordo, a sardinha é rica em ácidos gordos ómega 3, importante para o desenvolvimento e manutenção cerebral e equilíbrio cardiovascular.

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios da sardinha, o melhor é prepará-las assadas ou cozidas.

 

Para acompanhar:

O pimento é fonte de vitaminas e minerais importantes para a pele e mucosas, visão e processo de cicatrização.

Procure ingerir pimentos de diferentes cores para aumentar os benefícios nutricionais.

 

O caldo verde, pela presença de couve galega, é rico em cálcio, fundamental no crescimento e manutenção dos ossos e dentes.


O pão de milho pode funcionar como um substituto à batata, arroz ou massa, pela sua riqueza em hidratos de carbono. Se optar pelo pão de milho, procure reduzir ou até substituir a quantidade de batata, arroz ou massa que ingere.

 

Divirtam-se! 

 

 

01
Jun17

Bolinho saudável para o Dia da Criança

Ana Salomé Patrício

Hoje é o Dia da Criança, e deixo-vos um bolinho saudável, que até podem fazer com os vossos pequenotes. Estiqueeeeeem o dia da criança para o fim de semana e aproveitem-no da melhor maneira. 

IMG_6579.jpg

 

Ingredientes para a base:

  • 1 banana;
  • 50g de mel;
  • 1 c. café de extracto de baunilha;
  • 65g de aveia;
  • Canela a gosto;
  • 1 pitada de sal;

Ingredientes para o recheio:

  • Iogurte magro de aroma;
  • Caneça em pó, coco ralado, pepitas de cacau, morangos etc (o que quiserem).

 

Modo de preparação: 

Numa tijela esmagar a banana com a ajuda de um garfo, juntar o mel, o extracto de baunilha e mexer. Noutra tijela colocar a aveia, a canela, o sal e mexer tudo. Juntar o conteúdo das duas tijelas e mexer bem. 
Colocar a massa nos buraquinhos da forma, sensivelmente 1 a 2 colher de sopa, e ajudar com a mão para ficarem no formato pretendido. 
Levar ao forno, previamente aquecido, a 175ºC, cerca de 15 minutos. 
Após retirar do forno, deixar arrefecer e "encher" com o iogurte. Por cima colocar o que quiserem, a gosto. 

Bom dia da criança!

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D