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NutriOn - Nutrição & Alimentação

14
Nov16

"Círculo azul" da Diabetes

Ana Salomé Patrício

Diabetes_nutriOn (2).jpg

 

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Diabetes!

O círculo azul significa unidade ou seja, a união do mundo em resposta a epidemia global da diabetes.

A diabetes é uma das principais causas de morte no mundo, ou pela própria doença ou pelas suas complicações. Se é portador da diabetes ou conhece alguém que seja, aqui ficam algumas dicas:

  • Alimentação saudável: A alimentação saudável para uma pessoa com diabetes, na verdade não difere muito da alimentação que qualquer pessoa deve fazer. Comer de forma equilibrada, completa, variada e fracionada ajudará a manter os indíces glicémicos mais estáveis. Respeitar os horários das refeições também vai ajudar no controle do peso;
  • Actividade física: Praticar exercício físico de forma regular é benéfico para o organismo, promovendo a boa disposição. Consulte um médico e um profissional de actividade física, antes de iniciar qualquer actividade;
  • Siga as orientações médicas para o seu tratamento: Não use medicamentos que não foram prescritos para si. Siga correctamente as indicações do seu médico e faça sempre o acompanhamento periódico.

 

A forma como lida com a doença será o principal factor de sucesso no seu tratamento.

Embora a Diabetes não tenha cura, um bom controlo da glicémia permitirá que tenha uma vida perfeitamente normal e saudável. 

11
Nov16

"Elas querem-se é quentes e boas"

Ana Salomé Patrício

castanhas2 (3).jpg

 

Chegou o S. Martinho e com ele o feriado municipal do concelho de Torres Vedras!

Neste mês de Novembro, verifica-se um maior consumo da castanha.

 

A castanha é um alimento versátil, habitualmente ingerido cozido ou assado.

Pode ser utilizada como acompanhamento de pratos (assadas, cozidas ou em puré), ou ainda ser utilizada como substituto total das batatas, massa ou arroz, no âmbito de uma alimentação completa, variada e equilibrada. Isto, porque embora seja um fruto, a sua riqueza em amido, torna a castanha semelhante do ponto de vista nutricional, aos alimentos pertencentes ao grupo dos cereais e derivados, tubérculos da Roda dos Alimentos.

A sua composição nutricional é variável consoante a forma de preparação ou confeção.

 

A castanha é caracterizada nutricionalmente por:

  • Elevado teor em hidratos de carbono complexos (destaca-se a quantidade de amido);
  • Excelente fonte de energia;
  • Fonte de fibra alimentar;
  • Riqueza em água;
  • Baixo teor em gordura (não apresenta colesterol na composição);
  • Fonte apreciável de vitaminas (nomeadamente a vitamina C e folatos) e minerais (essencialmente potássio, fósforo e magnésio);
  • Teor considerável de polifenóis.

 

É importante destacar que uma porção de castanhas (10 castanhas) com apenas 179 kcal fornece metade da dose diária recomendada de vitamina C.

Na altura de escolher, prefira as que têm pele lisa e brilhante, sem imperfeições (cortes ou fissuras) e textura firme ao toque.

 

A castanha é um fruto tradicional, aproveite a época delas!

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